Produtos A. Castellano
Sustentabilidade A. Castellano


Em 1955 a metalúrgica A.Castellano foi pioneira em utilizar o aço nos aros de peneiras utilizadas na construção e agricultura. Naqueles tempos , o conceito de meio-ambiente e ecologia estava apenas nascendo. Produtos tinham que ser apenas baratos , e havia pouca preocupação com a sustentabilidade.

Quando chegou da Itália , o mecânico ferramenteiro Antonio Castellano trazia na memória o período de escassez e devastação da 2ª Guerra Mundial. No Brasil , país da enorme floresta amazônica , descobriu que a madeira farta era matéria prima de muitos produtos que na Europa eram fabricados com aço. Tudo uma questão simples de preço: a madeira barata da amazônia.

O Brasil , também riquíssimo em minério de ferro , não possuía no entanto um parque siderúrgico suficiente para processar o minério em aço. Desta forma exportava a matéria prima barata e importava o aço industrializado , a altos preços.

Mais de meio século depois , as coisas estão bem diferentes. As siderúrgicas brasileiras , especialmente após as privatizações da década de 1990 , cresceram e se modernizaram. Investiram pesado em produtividade e tecnologia, sem descuidar da sustentabilidade.

Até por serem empresas de grande porte e atuantes globalmente , são observadas de perto por todos os mercados consumidores e governos do planeta. Por isso , cumprem à risca suas obrigações sócio-econômicas , nas quais se inclui a preservação ambiental.

Visando o ideal da sustentabilidade , o setor siderúrgico no Brasil é largamente reciclador , sendo por exemplo um dos campeões mundiais no reprocessamento de alumínio.

O minério de ferro , a bauxita , enfim os minerais , irão um dia se esgotar. Por isso a reciclagem é um dever do nosso setor metalúrgico.

Sustentabilidade A. Castellano

  PENEIRAS 100% AÇO 

Na A.Castellano Indústria Metalúrgica , todos os dias o chão de fábrica é varrido , inclusive com "vassouras magnéticas" que atraem até mesmo as mais minúsculas partículas de aço.

Sobras de tela , chapas , eventuais peças que não passaram no C.Q. (Controle de Qualidade) , tudo é separado de acordo com as características do metal , e segue para a prensa enfardadeira , que compacta o material em fardos.

Estes , ficam temporariamente armazenados , até que são retirados por empresas especializadas , que devolvem o material para ser refundido nas siderúrgicas.

Lá , vão se transformar em novas chapas , tubos e barras , e depois nos mais diversos produtos , entre os quais , inclusive , peneiras "novinhas em folha" , reiniciando sempre o ciclo da sustentabilidade.

  SUSTENTABILIDADE CRIATIVA

Outra forma encontrada pela Peneiraço Vitória de cumprir com suas obrigações ecológico-sociais é a doação de sobras e retalhos para artesãos individuais e comunitários , artistas plásticos e designers , que transformam pedaços de metal em objetos tão diversos quanto abajures , esculturas , enfeites , bijuterias , e até mesmo obras de arte.

Já houve casos , por exemplo , de pedreiros que trabalham próximos a região da fábrica , virem entregar voluntariamente peças que compraram no comércio , e já muito usadas , por que souberam através de catálogos , sites , mídia em geral , do processo de reciclagem.

Nosso orgulho foi saber primeiro que a peneira durou bastante e foi usada em muitas e muitas obras. Em segundo lugar , sabermos que com nossas campanhas de mídia , conseguimos atingir a consciência do cidadão , envolvendo-o no conceito da reciclagem e sustentabilidade.

Clientes institucionais de peneiras , como por exemplo fazendas de café , que chegam a usar milhares de peças na época de colheita , também relataram que , além das outras vantagens do aço , como durabilidade e não proliferação de insetos e fungos , conseguiram ainda amortizar parte do custo , vendendo as peneiras já utilizadas em três , quatro colheitas anuais seguidas , como aço por peso.

Sustentabilidade A. Castellano

  SUSTENTANDO O FUTURO

A fábrica em parceria com escolas , abre suas portas com frequência para grupos de estudantes , ensinando-os sobre meio ambiente e ecologia.

Os pequenos conhecem não só o ciclo minério-aço-produto-reciclagem , mas também todo o processo industrial de fabricação.

Além disso , recebem peneiras utilizadas na jardinagem , para preparação de terra e humus , e instruções sobre o plantio e cuidados com árvores e plantas típicas da mata atlântica.

Sustentabilidade A. Castellano
A.CASTELLANO INDÚSTRIA METALÚRGICA LTDA
Fábrica: Rua Sacramento, 26 A - São Paulo - SP 03030-130 - (11) 2292-4810 // (11) 2618-5638
comercial@acastellano.com.br - www.peneiras.com

desenvolvido por website solution